2ª Rodada de Negociações Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024

Na última quarta-feira (05/04), ocorreu a 2ª rodada de negociações visando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 dos trabalhadores do setor de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual do Estado do Ceará.

Nessa rodada foi recebida a pauta do SINTERÔNIBUS, sindicato patronal, bem como foi discutida a pauta anteriormente apresentada pelo SINTETI, sindicato laboral.

Em relação a pauta apresentada pelo SINTETI, o SINTERÔNIBUS propôs um reajuste linear de 5% em todas as cláusulas econômicas, incluindo salário, cesta básica e vale alimentação (o SINTETI havia proposto um reajuste no salário de 3% de ganho real, ou seja, a inflação do período mais 3% e para a cesta básica e vale alimentação um reajuste de 10%).

Em relação ao salário mínimo da categoria, o SINTERÔNIBUS propôs o salário mínimo nacional acrescido de R$ 15,00 (hoje é o salário mínimo nacional acrescido de R$ 10,00, enquanto que o SINTETI havia proposto o salário mínimo nacional acrescido de R$ 30,00).

Em relação ao fardamento o SINTERÔNIBUS propôs a concessão de mais 1 camisa para o motorista (atualmente as empresas fornecem 2 calças e 2 camisas aos trabalhadores, tendo o SINTETI proposto a concessão de 3 calças e 3 camisas).

Em relação ao plano de saúde, que o SINTETI havia proposto que a empresa continuaria arcando com 50% do valor, desde a admissão do trabalhador, enquanto que para os trabalhadores com 05 anos de vínculo, a empresa arcaria com 75% do valor, para os trabalhadores com 10 anos de vínculo, a empresa arcaria com 100% do valor, o que não fora aceito pelo SINTERÔNIBUS, sob a alegativa de essa proposta acarretaria grande repercussão financeira para as empresas, tendo sido proposto a manutenção das condições vigentes, ou seja, pagamento de 50% desde a admissão do trabalhador.

Por fim, em relação ao pedido do SINTETI de inclusão da cláusula de estabilidade pré-aposentadoria, o SINTERÔNIBUS entende que não há necessidade, uma vez que as empresas não têm a prática de demitir empregado que esteja próximo a aposentar-se.

Ficou agendada uma nova rodada de negociação para o dia 12/04, onde será discutida a pauta apresentada pelo SINTERÔNIBUS.

O SINTETI esteve acompanhado por sua assessoria jurídica, AMA Advocacia.