CCT – 3ª Rodada de Negociações

Na última quarta-feira (12/04), ocorreu a 3ª rodada de negociações visando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 dos trabalhadores do setor de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual do Estado do Ceará.

De início fora dado continuidade a pauta apresentada pelo SINTETI, tendo o SINTERÔNIBUS, após um longo debate, sinalizado com a possibilidade da inclusão da cláusula de estabilidade pré-aposentadoria de 12 meses, desde que preenchidos alguns requisitos a serem definidos.

Em relação ao salário mínimo da categoria, o SINTERÔNIBUS propôs o salário mínimo nacional acrescido de R$ 20,00.

Em referência as cláusulas econômicas, o SINTERÔNIBUS manteve a proposta de reajuste linear de 5%, incidindo no salário, cesta básica e vale alimentação, tendo justificado que a previsão da inflação na data-base da categoria seria abaixo de 4%, implicando em ganho de real superior a 1%.

Em relação ao fardamento o SINTERÔNIBUS já havia proposto a concessão de mais 1 camisa para o motorista, mantendo sua proposta.

Em relação ao plano de saúde, o SINTERÔNIBUS apresentou a possibilidade das empresas continuarem arcando com 50% do valor, desde a admissão do trabalhador, enquanto que para os trabalhadores com 15 anos de vínculo, a empresa arcaria com 75% do valor do empregado.

Com as propostas apresentadas na última rodada de negociação, percebe-se que houve um substancial avanço na pauta apresentada pelo SINTETI, o que ainda não foi considerado suficiente pela comissão de negociação do SINTETI para ser levado à categoria.

Por fim, foi discutida ainda a pauta apresentada pelo SINTERÔNIBUS, a qual trata de alteração na jornada de trabalho, tendo o SINTETI informado que parte das alterações propostas, poderia ser levado para discussão com a categoria, no entanto, algumas propostas sequer teriam como ser discutidas nesse momento (banco de horas mensal, diminuição do tempo mínimo do intervalo ininterrupto da interjornada para 8 horas, possibilidade de prorrogação da jornada por até 4 horas).

Uma nova rodada de negociação ficou agendada para o dia 19/04, onde serão discutidas as pendências das pautas apresentada pelos dois sindicatos.

O SINTETI esteve acompanhado por sua assessoria jurídica, AMA Advocacia.