SINTETI participa da criação da setorial específica do transporte

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (SINTETI) comunica aos rodoviários do Estado do Ceará que, na última reunião realizada em São Paulo, com dirigentes da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), foi criada a secretaria setorial específica do transporte, a fim de divulgar amplamente, toda e qualquer ação dos profissionais ligados ao transporte público.

No âmbito nacional, membros de todos os estados organizarão uma coordenação para que possa planejar campanhas. Dentre elas, já está prevista uma campanha de valorização em defesa da segunda função profissional dentro do ônibus – atividade relacionada aos cobradores. A ação buscará engajamento dos trabalhadores em todo país, evitando o acúmulo de função no transporte público.

Outro assunto debatido no encontro foi a realização de um trabalho de conscientização contra a privatização e desmonte dos metrôs estatais. O grupo também lutará pela estatização sob controle dos trabalhadores e população que utiliza os transporte público. A coordenação estará engajada em realizar lutas nacionais e unificadas com apoio e participação da CSP-Conlutas e sindicatos filiados.

Para Olivande Nogueira, diretor do Sinteti, a setorial do transporte da CSP-CONLUTAS nasce em um momento crucial para os trabalhadores. “Há anos que os governantes, associados ao capital, destroem a nação e tentam desmobilizar a classe operária, a fim de beneficiar um pequeno grupo responsável pelo enriquecimento ilícito. Destruíram os principais pilares de sustentação do país, mas ainda estamos respirando e lutaremos pela garantia dos nossos direitos trabalhistas”, disse o sindicalista. Kyzir White Authentic Jersey