Sindicato denuncia jornada de trabalho irregular

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual (Sinteti) promete intensificar a fiscalização na rodoviária Engenheiro João Tomé, em Fortaleza, devido ao descumprimento convenção coletiva sobre a jornada de trabalho dos rodoviários por parte de algumas empresas.

Segundo denúncias repassadas ao sindicato, alguns profissionais estão trabalhando há quase duas semanas sem folga, porém, com base a cláusula 51º da convenção coletiva firmado entre trabalhadores e empresários, os rodoviários devem trabalhar seis dias e folgar no sétimo dia. Outro ponto estabelecido define que a cada sete semanas trabalhadas, o profissional folgará um domingo.

No final do mês março, o Sinteti já havia comunicado ao sindicato patronal que os motoristas denunciaram a sobrecarga na jornada de trabalho, no entanto não houve a regularização em tempo hábil, visto que na última segunda-feira (9) o Sinteti flagrou 4 motoristas exercendo a função sem folga. Há 10 dias que os respetivos motoristas não descansavam como previsto.

Passageiros que embarcavam para Belém, São Benedito, Camocim e Sobral entenderam que o cansaço físico do motorista pode ser fator predominante para a causa de acidentes e concordaram com a mudança dos motoristas. A situação foi normalizada quase duas horas depois com a chegada de uma nova equipe de motoristas, enquanto isso, devido ao atraso, as empresas foram multadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE).

Caso não haja uma regularização com brevidade, a diretoria do Sinteti promete ajuizar ação na Justiça do Trabalho requerendo multa em favor dos trabalhos prejudicados, conforme previsto na convenção coletiva.

Matéria publicada no site Cnews.

http://cnews.com.br/cnews/noticias/124388/sindicato_denuncia_jornada_de_trabalho_irregular Levine Toilolo Womens Jersey