Rodoviários intermunicipais e interestaduais, urbanos e metropolitanos e trabalhadores da construção civil podem unificar as lutas

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual (Sinteti) não descartam mobilizações da categoria, caso não haja avanço nas negociações com o sindicato das empresas (Sinterônibus). A próxima reunião está marcada para esta sexta-feira (15), no Ministério do Trabalho. A decisão de movimentar os trabalhadores da base veio durante reunião com a assessoria técnica (13), na sede do sindicato. Há quase três meses que as discussões com o sindicato das empresas se arrastam.

Os rodoviários sentaram à mesa pela primeira vez pedindo 8% de reajuste linear, mas cederam para 5%, todavia, não houve a mesma sensibilidade por parte dos empresários que fixaram o reajuste em 2%. O percentual causou indignação por parte de alguns rodoviários, já que taxa fixada aumentará apenas R$ 24 no salário de cobradores, R$ 40 para motoristas de ônibus intermunicipal e R$ 48 para os rodoviários interestaduais.

A decepção dos trabalhadores foi ainda maior quando o sindicato patronal propôs aumentar R$0,26 no vale alimentação e R$ 2,50 na cesta básica. A inserção do trabalho intermitente na Convenção Coletiva, reduzindo as horas semanais trabalhadas de 44h para 18h, foi outro ponto rejeitado pela diretoria do Sinteti. As empresas também propuseram restringir o passe
livre e mudar o pagamento do funcionário para o 5° dia útil.

Os representantes das três categorias que se encontram nas mesmas condições, com as negociações se arrastando, se reuniram nessa terça-feira (12) no gabinete do deputado Nestor Bezerra, parlamentar que levou a denúncia ao Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa. O discurso de Bezerra que contou com o apoio dos deputados Ely Aguiar, Capitão Wagner e Elmano de Freitas.

https://www.youtube.com/watch?v=18VpsSmZMH0&feature=youtu.be Tracy Walker Womens Jersey