Rodoviários fortalecidos e vitoriosos após greve de 10 dias

Uma batalha que durou cerca de quatro meses, isso se contabilizarmos desde a primeira reunião no Ministério do Trabalho até o último dia de greve. Uma batalha árdua e que tinha como principal combustível a determinação dos rodoviários, que decidiram em assembleia geral pela greve por tempo indeterminado.

Porém, vale destacar que apesar da deliberação de greve, que se sustentou até o quarto dia sem qualquer liminar proibitiva, os profissionais definiram que os passageiros não deveriam sofrer com a intransigência dos patrões que saíram da mesa de negociação, sendo assim, optaram por paralisações que nunca passaram de quatro horas e logo as viagens eram realizadas.

A disciplina foi a marca do movimento que, além de respeitar os usuários do transporte público, não causaram danos ao patrimônio. Nos 10 dias de greve, nenhum pneu foi esvaziado ou furado, janelas e retrovisores foram quebrados, ou vias foram interditadas, fato elogiado pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Tribunal Regional do Trabalho.

A partir do quinto dia de movimento paredista, o sindicato recebeu liminares de interdito proibitório, que trazia no texto a mensagem que as manifestações deveriam ser realizadas a uma distância de 50 metros da entrada das rodoviárias e garagens. A determinação judicial foi cumprida, e os sindicalistas levaram uma fita métrica para fazer o cálculo. O impossível estava sendo feito para o mantimento da nossa dignidade, e mesmo com a ação judicial os rodoviários pararam os veículos e participaram do ato, persistido até o anúncio da vitória.

Em menos de cinco horas, após a manifestação realizada na Rodoviária Engenheiro João Tomé, o Sinteti recebeu uma nova liminar assinada pelo mesmo juiz que determinou uma distância de 50 metros, só que agora definindo uma distância de 100 metros, e ficamos até felizes com a rapidez do judiciário.

Não desanimamos e fomos além. No dia seguinte, a paralisação aconteceu entre os quilômetros quatro e cinco da BR-116, no bairro cajazeiras, a uma distância de 110 metros da garagem da Guanabara, o protesto durou três horas. Os trabalhadores estavam em meio a uma batalha dura, mas tinham energia e contavam com apoio de outros sindicatos, associações, parlamentares e da própria população.

Nesse período, o deputado federal Cabo Sabino utilizou a tribuna da Câmara Federal em defesa dos rodoviários cearenses. Em Fortaleza, o deputado estadual Nestor Bezerra, o deputado peão, como gosta de ser chamado, também expressou, na Assembleia Legislativa, o cenário do previsível drama com as greves anunciadas. Além disso, a Câmara dos Vereadores de Juazeiro do Norte publicou uma nota de apoio aos trabalhadores. Os rodoviários estavam cada vez mais fortalecidos.

Por fim, os sindicatos se reuniram em uma audiência de conciliação acompanhada pela desembargadora Regina Glaucia Cavalcante Nepomuceno, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho e pelo procurador Regional do Trabalho, Gérson Marques, e chegaram a um consenso. E a categoria aceitou as propostas dos mediadores em outra assembleia geral extraordinária realizada nessa sexta-feira (20), nas rodoviárias de Fortaleza e de Juazeiro do Norte.

Ficou acordado que haverá a contratação de 10 novos motoristas e 10 novos cobradores, por empresa, com turno fixo para a nova jornada. Não poderá haver demissão em razão dessa nova cláusula, e os profissionais serão escalados em linhas com percurso de até 120 km distante do ponto de partida, com vale alimentação devido após primeira hora extra. Serão contratados aposentados e trabalhadores com segundo emprego comprovado, sendo o processo de contratação fiscalizado pelo Sinteti. Essa contratação somente acontecerá a partir de 1º de dezembro de 2018.

Também ficou acertado o reajuste salarial de 3%, vale alimentação de R$ 14 e cesta básica de R$ 135. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do ano passado permanece, anulando o termo aditivo que previa retirada de diretos dos rodoviários.

Unidos somos mais fortes e vitoriosos! Precisamos amadurecer a nossa consciência política e participar de atos em defesa dos trabalhadores, independente do segmento que está reivindicando no momento. A classe trabalhadora somente conseguirá benefícios através da luta e do coletivo. A vitória é nossa! Brandon Fusco Authentic Jersey