Resultados dos Reajustes do Sinteti – Série Histórica – 2003 a 2023

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS INTERMUNICIPAL E INTERESTADUAL DO ESTADO DO CEARÁ – SINTETI, seguindo a agenda de reuniões já designadas, esteve na mesa de negociação com o SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO INTERMUNICIPAL E INTERESTADUAL DO CEARÁ – SINTERÔNIBUS na última quarta-feira (10/04). Na oportunidade, o sindicato patronal apresentou contraproposta em relação às propostas apresentadas pela entidade laboral.

Inicialmente, foi discutida pela comissão a possibilidade de a CCT ser renovada por 2 anos, passando a ter vigência pelo período de maio de 2024 a abril de 2026.

A comissão do SINTERÔNIBUS apresentou como contraproposta reajuste do piso salarial com GANHO REAL de 0,5% no primeiro ano da CCT (aplicação em maio/2024) e GANHO REAL de 1,00% no segundo ano da CCT (aplicação em maio/2025), além de aumento no vale alimentação, que passaria para R$ 19,00, e na cesta básica, que passaria para R$ 200,00 no primeiro ano da CCT. Já foi garantido que no segundo ano de vigência da CCT, o vale alimentação e a cesta básica teriam reajuste automático, em maio/2025, no percentual do INPC + 1,00%. Em relação às cláusulas sociais, foi apresentada contraproposta de extensão do pagamento da cesta básica e plano de saúde para 120 dias em caso de afastamento pelo INSS.

Diante da contraproposta apresentada pela comissão patronal, o SINTETI sinalizou com a possibilidade de negociar nos seguintes termos: reajuste do piso salarial com GANHO REAL de 1,5% no primeiro ano da CCT (aplicação em maio/2024) e GANHO REAL de 1,5% no segundo ano da CCT (aplicação em maio/2025), além de aumento no vale alimentação, que passaria para R$ 22,00, e na cesta básica, que passaria para R$ 210,00 no primeiro ano da CCT. Já foi garantido que no segundo ano de vigência da CCT, o vale alimentação e a cesta básica teriam reajuste automático, em maio/2025, no percentual do INPC + 1,00%. Em relação às cláusulas sociais, foi pedido a extensão do pagamento da cesta básica e plano de saúde para 180 dias em caso de afastamento pelo INSS.

A comissão do SINTERÔNIBUS informou que não consegue chegar aos percentuais sinalizados pela comissão do SINTETI.

Após exaustivos debates, as comissões acordaram que a negociação seria retomada na semana seguinte (17/04).

Para que os colegas possam fazer uma melhor análise do cenário das negociações travadas pelas entidades sindicais, apresentamos uma planilha com os reajustes aplicados no piso salarial nos últimos 21 anos.

A comissão de negociação do SINTETI, mais uma vez, reafirma a confiança na sua base, salientando a necessidade da união da categoria. Destaca-se que, nesse momento, todos precisam caminhar juntos, pois o momento é de luta por melhores condições de trabalho e benefícios.

Filie-se ao seu sindicato e junte-se a nós nessa luta!

TABELA DE GANHOS REAIS – 2003 a 2023 – SINTETI – FINAL