Sinteti requer realização de audiência pública para tratar da dupla jornada exercida por motoristas intermunicipais

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti) se reuniram na manhã desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, com o deputado Vitor Valim, autor do Projeto de Indicação 199/19 que exige a garantia de que nos veículos de transporte de passageiros intermunicipais tenha sempre um profissional específico para fazer a venda, emissão e cobranças de passagens, de modo que o motorista nunca acumule ou exerça dupla função, com vistas a assegurar maior segurança ao serviço de transporte público de passageiros. Além disso, a proposição busca evitar o desemprego em massa de cobradores e bilheteiros como está ocorrendo no transporte urbano de passageiros do Município de Fortaleza.

Com isso, à frente de alguns problemas semelhantes já vivenciados nas linhas intermunicipais, o presidente do Sinteti, Carlos Jefferson, requereu do parlamentar a realização de uma audiência pública para tratar do assunto, visto que os motoristas que, atualmente exercem a dupla função, estão exaustos e sobrecarregados, doentes, o que compromete a segurança dos usuários. Em muitos trechos das viagens intermunicipais, nas regiões do sertão, serras e praias, os motoristas vendem passagens e descem do ônibus na hora para despachar a bagagem, tendo que deixar o volante do veículo, com o mesmo em funcionamento, havendo risco de que alguém venha assumir o volante, como um criança, por brincadeira, ou mesmo por alguém mal intencionado.

Sensível à causa que deixará cerca de 4 mil cobradores sem emprego na capital, Valim assegurou que acompanhará o debate, agora no âmbito estadual, e, reafirmou compromisso com o bem-estar social dos usuários e dos trabalhadores do setor, prometendo encaminhar o pedido de audiência pública. O Projeto de Indicação foi aprovado pela Assembleia Legislativa e seguiu para o Governo do Estado para fins de regulamentação e cumprimento.

Acompanhados da assessoria jurídica, os diretores seguiram até o gabinete do deputado Fernando Hugo, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, onde expuseram a realidade dos trabalhadores. Hugo garantiu que participará do debate. Por fim, a diretoria do Sinteti esclarece que buscará soluções para o problema já denunciado no Ministério Público do Trabalho (MPT).