Projeto de Indicação visa proibir a dupla função do motorista de transporte público

Surge uma esperança para os cobradores de coletivos urbanos desempregados. O projeto que moderniza o transporte público de Fortaleza foi questionado recentemente na Assembleia Legislativa do Ceará. Os parlamentares criticaram o alto índice de desemprego e ressaltaram que a medida poderá acarretar grandes prejuízos à sociedade, fato já informado pelo Sintro, sindicato da categoria que, à época tentou dialogar com a Prefeitura de Fortaleza informando que cerca de cinco mil trabalhadores seriam demitidos. Além disso, o sindicato, por diversas vezes já havia se posicionando contrário a dupla função do motorista.

Em meio à polêmica discussão, o deputado estadual Vitor Valim elaborou um Projeto de Indicação que proíbe a dupla função no transporte público exercida pelo motorista profissional.  A pauta foi colocada para análise e aprovada pela maioria, seguindo ao Palácio da Abolição, onde o governador Camilo Santana decidirá pela sanção. “A situação da mobilidade urbana do Estado já é caótica, tendo em vista que a sociedade paga caro por um serviço inadequado” justificou Valim.

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti) estende no apoio às diversas ações sindicais pela permanência desses trabalhadores e, na ocasião, acredita que essa seja a melhor solução visto que a taxa de desemprego só aumenta. Fora isso, o trânsito irá fluir melhor sem que o profissional tenha que exercer a dupla função. O executivo tem um prazo de 30 dias para se posicionar.