AMA Advocacia e Sinteti garantem flexibilização em prazo para afastamento médico de rodoviários da empresa Guanabara

O escritório AMA Advocacia, atuando em defesa dos trabalhadores filiados ao Sinteti, juntamente com a diretoria sindical, obtiveram uma importante conquista junto à empresa Guanabara. Havia uma circular que inicialmente determinava que o pedido de afastamento para consulta médica deveria ser apresentado com um prazo mínimo de 10 dias.
No entanto, após negociações, foi alcançado um meio-termo, tendo sido adicionada uma exceção importante. Caso o rodoviário consiga antecipar a consulta para um prazo inferior a 10 dias, ele poderá comprovar essa antecipação.
A empresa concordou em aceitar o pedido, desde que dois requisitos sejam cumpridos: primeiro, o trabalhador deve ter feito o pedido inicial antes dos 10 dias, apresentando o primeiro agendamento; segundo, o novo agendamento antecipado deve ser apresentado com pelo menos 3 dias úteis de antecedência da consulta.
O Sinteti aconselha a categoria que, tão logo tenha sua consulta agendada, faça a devida informação à empresa (apresentando o agendamento), evitando, assim, eventuais esquecimentos e perda de prazo, o que acaba prejudicando não apenas o trabalhador em si, mas também os demais colegas por conta de necessária mudanças na escala.
Vale destacar que este circular foi enviado para todo o Brasil, sendo uma decisão nacional da Guanabara. No entanto, o Ceará é o único Estado que está questionando a medida, e, com a intermediação do jurídico do sindicato, conseguirá alterar o documento para melhor atender os trabalhadores.